domingo, 21 de janeiro de 2018

UNDER THE INFLUENCE - AS CANÇÕES ORIGINAIS QUE OS BEATLES REGRAVARAM

Postagem publicada originalmente em janeiro de 2010.
Há alguns anos, esse disco era uma pérola para fãs curiosos que não conheciam as versões originais das músicas que os Beatles regravaram. Hoje, com a internet, ficou fácil. Mas isso não tira o mérito e o charme dessa coleção "UNDER THE INFLUENCE -THE ORIGINAL VERSIONS OF THE SONGS THE BEATLES COVERED". O nome já diz. Um álbum indispensável para os velhos fãs, para o novos, ou apenas apreciadores da boa e velha música pop. É curioso ouvir essas gravações originais (algumas bem raras) e observar como os Beatles eram espertos na escolha do repertório e estavam tão na frente do seu tempo na hora de gravá-las. É sempre bom lembrar que quase todas essas músicas tem ou estão completando quase 60 anos. Algumas faixas são excelentes como Please Mr. Postman, Baby It’s You e Slow Down. Outras são meio chatas como Chains, Boys e A Taste Of Honey, que é uma das que eu particularmente, não suporto nem com os Beatles.
Twist And Shoult – The Isley Brothers
Em 1960, Phil Spector tornou-se produtor na Atlantic records. No ano seguinte ele foi designado para produzir um single para um grupo vocal chamado “The Top Notes” (ás vezes chamados de "Topnotes") com a canção "Twist and Shout". Em 1962, The Isley Brothers decidiram regravar a canção e foram produzidos pelo próprio compositor Bert Russell, que não tinha ficado satisfeito com a produção de Phil Spector. Essa música tornou-se a primeira gravação do trio a entrar para lista da revista Billboard (entre as 40 mais). Twist And Shout logo se tornou um cover frequente no início dos anos 60. Quando os Isleys a gravaram eles não pensaram que ela se sairia tão bem quanto seu hit de três anos anos "Shout!". Para a surpresa deles, a canção se tornou im dos maiores sucessos entre as listas de música pop e rhythm and blues. Os Beatles lançaram a canção em seu álbum de estréia no Reino Unido, Please Please Me. Eles já tinham gravado 11 canções para o álbum e Twist and Shout foi a última a ser gravada em uma única sessão e a partir daí a música virou deles.
Anna - Arthur Alexander
Arthur Alexander, de Florença, Alabama, escreveu e gravou “Anna” em 1962 pelo selo Dot. A música alcançou a posição # 68 nas paradas americanas em outubro de 1962. O primeiro sucesso de Alexander, You Better Move On, também foi regravada por outro grupo britânico, The Rolling Stones. A versão com os Beatles, com John fazendo os vocais de Anna de forma brilhante, foi em 11 fevereiro de 1963 para seu primeiro álbum Please Please Me, que foi lançado um mês depois.
Chains - The Cookies
“The Cookies” foram um trio vocal de R&B de Nova York. Elas fizeram o trabalho de backing vocal para Neil Sedaka, Carole King e Little Eva. Em 1950, eles trabalharam para Ray Charles como o Raelettes. Tiveram três hits entre 1962 e 1964 pelo selo Dimension, “Chains” foi o primeiro, atingindo o número 17 em dezembro de 1962. “Chains” foi a segunda música cover dos Beatles no álbum Please Please Me, desta vez com George fazendo vocal principal, e John, na gaita.
Boys e Baby It's You - The Shirelles
Um "girl group" de R&B de Passaic, New Jersey, The Shirelles, lideradas por Shirley Owens, tiveram seu primeiro sucesso em 1960 com “Will You Love Me Tomorrow” pelo selo Scepter, e o lado B foi “Baby It's You”. Alguns de seus outros sucessos incluem “Dedicated To The One I Love”, “Mama Said” e o “Soldier Boy”. The Shirelles foram introduzidas no Rock and Roll Hall of Fame em 1996. “Boys” foi a terceira música cover dos Beatles no álbum Please Please Me, desta vez com Ringo fazendo o que se tornaria sua marca em todo disco dos Beatles. “Baby It's You” chegou ao número oito com “The Shirelles” em janeiro de 1962. É a quarta cover dos Beatles no álbum Please Please Me. John foi o vocalista, e George Martin tocou piano na faixa.
A Taste Of Honey - Lenny Welch
Embora houvesse algumas versões instrumentais em 1962, a versão de Lenny Welch, lançada em 17 de setembro de 1962, foi a primeira versão vocal de “A Taste Of Honey”. Lenny Welch era um cantor negro de Asbury Park, New Jersey, e teve hits no início dos anos sessenta com “Since I Fell For You” e “Ebb Tide”. A Taste Of Honey foi a quinta canção gravada para o álbum Please Please Me. Paul faz o vocal principal com a voz dobrada.
Till There Was You - Peggy Lee
“The Music Man”, escrita por Meridith Wilson, foi um grande sucesso da temporada da Broadway de 1957, tendo 1.375 performances e batendo o recorde de "West Side Story”. O elenco original era estrelado por Robert Preston e Barbara Cook, que cantou “Till There Was You”, uma das canções do show. Till There Was You foi um hit no Reino Unido gravado por Peggy Lee em março de 1961. Paul McCartney foi apresentado à música por um primo mais velho. A versão dos Beatles de Till There Was You foi gravada em 18 de julho e 30 de julho de 1963, com Paul fazendo vocal e Ringo nos bongôs, já que foi decidido que a bateria seria muito pesada para esta faixa.
Please Mr. Postman - The Marvelettes
Outro girl group de Detroit, “The Marvelettes” juntaram-se em 1960, e foram descobertas pela Motown, após entrar em um concurso de talentos ainda na escola. O hit “Please Mr. Postman” chegou ao número 1 em 1961, e foi só isso. Gravada na mesma sessão de Till There Was You em 30 de julho de 1963, a versão dos Beatles de Please Mr. Postman foi gravada em nove tomadas com John nos vocais principais.
Roll Over Beethoven - Chuck Berry
Chuck Berry dispensa apresentações. Nascido em 1926 em St. Louis, Berry foi descoberto por Leonard Chess da Chess Records em Chicago indicado pelo cantor de blues Muddy Waters, e passou a influenciar cada músico de rock que apareceu depois dele, incluindo os Beatles. Seu primeiro hit pela Chess Records foi Maybellene em 1955. O segundo, Roll Over Beethoven, alcançou o número 29 no top 40 das paradas em 1956. Ele chegou a ter mais 10 hits no top 40 até 1964, incluindo uma outra canção que os Beatles também gravaram “Rock and Roll Music”, de 1957. A gravação dos Beatles com George comandando os vocais também foi em 30 de julho de 1963. Em cinco takes.
You Really Got A Hold On Me - The Miracles
Formado em 1957 em Detroit, o grupo “The Miracles” mais tarde ficou conhecido como Smokey Robinson and The Miracles. Bob Dylan já considerou Smokey Robinson como "O maior poeta vivo da America". Seu quarto sucesso, “You Really Got A Hold On Me”, foi lançado em 1963 e atingiu o número 8 nas paradas pop. The Miracles ainda tiveram muitos outros sucessos nos anos sessenta, seu último hit foi Tears of a Clown em 1970. A versão dos Beatles de You Really Got A Hold On Me, com John nos vocais principais, foi a primeira música gravada durante as sessões de With The Beatles em 18 de julho de 1963.
Devil In His Heart - The Donays
Durante 1961 a 1966, no auge da era das girl groups, muitos grupos obscuros iam e vinham rapidamente. The Donays, com a vocalista Yvonne Allen lançaram “Devil In His Heart” (cujo lado B era Bad Boy) que não chegou aos charts em 1962. Separaram-se logo depois. Essa versão das Donays conseguiu atenção depois que os Beatles fizeram sua versão. Eles a rebatizaram de “Devil In Her Heart”, e foi gravada em 18 de julho de 1963, em três tomadas, com três overdubs, e George conduzindo os vocais.
Money - Barrett Strong
A carreira de Barrett Strong começou em 1961 com “Money”, um dos primeiros sucessos do fundador da Motown, Berry Gordy, alcançando o número 23 nas paradas pop. Barret, em seguida, continuou, com Norman Whitfield, escrevendo alguns dos maiores sucessos da Motown, incluindo “Ball of Confusion” e “Papa Was a Rolling Stone”. Ele também escreveu o sucesso “I Heard It Through The Grapevine”, brilhantemente regravada pelo Creedence Clearwater Revival. Os Beatles gravaram “Money” em 18 de julho de 1963, em sete takes.
Dizzy Miss Lizzy e Bad Boy - Larry Williams
Larry Williams foi o autor de algumas das pedradas mais violentas já gravadas pelos Beatles. O mundo tremeu quando ouviu Dizzy Miss Lizzy, Slow Down e Bad Boy na interpretação magnífica e enérgica de John Lennon! Larry Williams, nasceu em 10 de maio de 1935, em New Orleans. Se projetou a princípio como o pianista da banda de Lloyd Price, mas ganhou notoriedade quando os Beatles ragravaram vários de seus sucessos. Williams era um dos compositores preferidos de John Lennon, que em sua carreira solo ainda gravou Just Because e Bony Moronie e de Paul McCartney que regravou She Said, Yeah no seu álbum Run Devil Run. Em 7 de janeiro de 1980, Larry Williams, o criador de "Bad Boy”, se matou com um tiro de revólver.

4 comentários:

Marcelennon disse...

Esse disco e outro que contenha as canções que os Beatles doaram para outros artistas são curiosidades preciosas para qualquer fã dos Beatles!

Edu disse...

É verdade.

Valdir Junior disse...

Foi a partir desses covers que eles gravaram, é que fui atrás dos originais e da história do Rock and Roll e descobrir suas raizes;

roque22 disse...

AQs 3 musicas do Larry Williams são maravilhosas, assim como os clássicos "Rock'n Roll Music" de C Berry e "Long Tall Sally da "rainha" Little Richards.