domingo, 14 de janeiro de 2018

THE BEATLES - LIVE AT THE BBC - 1994*****


Durante os anos áureos da Beatlemania, entre 1963 e 1965, a BBC – British Broadcast Television – parecia existir por causa dos Beatles. E os Beatles retribuíam dando o melhor de sí nessas apresentações. O álbum “Live at the BBC”, foi lançado oficialmente em 30 novembro de 1994 na Inglaterra e nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, chegou com duas semanas de atraso. Nada mal se compararmos aos anos em que essa espera podia durar mais de um ano, ou dois, ou dez! Para chegar aqui em Brasília, demorou mais outra semana. Um Edu completamente ansioso, quase 25 anos mais novo, estava louco para colocar suas mãos naquela valiosa caixinha com tantas músicas “novas”.
“Live at the BBC” foi o primeiro álbum dos Beatles com músicas inéditas desde Let it Be de 1970. Eu sabia o dia certinho que o bichão chegaria aqui em Brasília. Eu era amigo de um gerente da saudosa discoteca 2001 e ele me dava o serviço completo. Assim, no dia 20 de dezembro de 1994 (um sábado), as 8h30, eu e meu amigo Marco Miranda estávamos lá, no estacionamento do Conjunto Nacional onde o caminhão trazendo os discos iria chegar. Na hora, fiquei amigo da galera e eu mesmo escolhi os que queria direto da caixa. Nessa época, eu ganhava bem pra dedéu, comprei dois, um para mim e um para meu amigo Marco, que logo passaria a ser meu compadre e espero que ele ainda tenha até hoje e nunca esquecido aquele dia fantástico!
O “BBC” trazia dezenas de gravações totalmente inéditas, feitas pelos Beatles para os programas de rádio da BBC entre 1963 e 1965. Tanto os Beatles, como Brian, sabiam muito bem o que queriam e onde queriam chegar. Por isso, nessas apresentações para a British Broadcasting Corporation, a rádio mais importante do Reino Unido, os Beatles fizeram o que sabiam melhor: tocar, cantar e encantar públicos cada vez maiores. Afinal. As apresentações na BBC não eram tão ruins e estressantes como as intermináveis turnês e concertos que se tornavam cada vez maiores. Reunidas no primeiro álbum lançado pelo selo Apple em mais de duas décadas, estas 56 faixas foram gravadas em apresentações, muitas delas em seu próprio programa, Pop Go The Beatles, transmitido todas às terças-feiras às 17 horas ao longo do verão europeu de 1963. Outros programas da BBC em que eles apareceram, também representados no CD duplo, são Easy Beat, Top Gear e o saudoso Saturday Club. O grosso do material vem de um vasto repertório de interpretações de músicas de outros artistas, frequentes nas longas apresentações de Hamburgo e Liverpool, e do qual apenas uma parcela minúscula foi registrada em estúdio nos anos 1960. A foto da capa foi tirada no exterior do BBC Paris Theatre, na Lower Regent Street, em Londres. A contacapa é, na verdade, uma colagem que utiliza o mesmo fundo, mas com uma foto diferente dos Beatles. À época do lançamento, em 1994, a americana Capitol Records não produzia mais discos de vinil, portanto cedeu esses direitos para a Speciality Records. Apenas 250 mil cópias foram prensadas nesse formato, o que faz o lançamento americano em vinil um item valioso de colecionadores.
Os dois discões mostram o conjunto de rock mais popular da história em seus primeiros anos e além de conter velhos clássicos da banda como I Saw her Standing There , Things We Said Today, A Hard Day´s Night, I Feel Fine, possui diversos covers de artistas que os Beatles admiravam como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Carl Perkins entre outros. Entre as músicas de outros artistas tocadas pelos Beatles estão Johnny B. Goode de Chuck Berry, A Shot of Rithyim and Blues de Arthur Alexander, Long Tall Sally de Little Richard, entre tantos outros. Além disso, o álbum traz também alguns curiosos diálogos entre a banda e diversos apresentadores como Brian Matthew e mostra vários momentos de descontração. São 69 faixas dispostas em dois cd's que trazem o que de melhor a música pop do quarteto pode oferecer: guitarras perfeitas e afiadas, baixo contagiante, bateria elevada e os melhores vocais da história do rock. Aqui os Beatles mostram toda a sua garra e atitude que, por vezes, destoa daquela que conhecemos através da produção perfeita de George Martin. Aliás, Martin foi o responsável pela masterização digital dessas pérolas.“THE BEATLES – LIVE AT BBC” é um álbum absolutamente fantástico, excelente e que não pode faltar em nenhuma coleção.

5 comentários:

Joelma disse...

Sensacional!! Grata a BBC. Maravilhosos. Maravilhosas apresentações. Vou atrás desses artistas que os Beatles gostavam e vejo o quanto tinha música boa nos anos 50 e 60. Acho que eram as décadas de ouro.
Arthur Alexander, Sam Cooker, Solomon Burke...estão na minha playlist
Que maratona Edu rsrs.

Marcelennon disse...

Só por conter "I'll Be on My Way" essa caixa já vale à pena...
Mas ainda tem duas canções que sempre me pergunto porque os Beatles não as gravaram em seus primeiros discos: "Soldier of Love" e "Keep Your Hands Off My Baby". Essas duas canções ficaram tão lindas nos arranjos que eles fizeram que mereciam ir para o vinil em seus primeiros discos... Uma pena que não foi assim...

Valdir Junior disse...

Eu destaco "Some Other Guy" e "Johnny Be Good" como umas das perolas deste volume.

Duda Barbosa disse...

Eu não tenho...buááá!

Marco disse...

Lembranças do fundo do Baú, compadre Edu. A ansiedade pela chegada de um novo disco tinha um jeito diferente. Parecíamos meninos esperando o parque abrir. E era mesmo um parque de diversões. Claro que ainda tenho meu valioso presente. Tão valioso quanto todos aqueles anos atrás. Grande abraço, Edu e obrigado pela lembrança. O tempo passa, mas as coisas legais permanecem.